domingo, 13 de setembro de 2015

Ljubljana, a cidade encantada!

A viagem continuou e o próximo destino seria a Eslovénia. Desta vez não procurávamos nem praia nem barcos, mas sim aproveitar a cidade de Ljubljana, e compreender porque é que é considerada uma das mais belas cidades europeias.

De facto, a entrada na Eslovénia revelou-nos de imediato um país bem diferente dos Balcãs. Mais próximo da Áustria e da Europa central, as influências austríaco-germânicas são muito visíveis.

Depois de algumas horas na estrada, a nossa pausa técnica trouxe uma verdadeira surpresa para os mais jovens. Um café à beira da estrada com um enorme insuflável e meia dúzia de trampolins fez as delícias do Álvaro e da Maria, que puderam literalmente "esticar" o esqueleto!





Ljubljana é uma cidade fantástica, quer de noite quer de dia! Uma cidade pequena, super limpa e organizada, já a sentir alguma pressão turística, que merece uma futura visita e uma estadia mais prolongada!

Depois de instalados no hotel, fomos até à cidade para passear um pouco e jantar à beira rio. O jantar foi super agradável, depois da longa viagem, e de bastante qualidade!





Após o jantar, valeu mesmo a pena o passeio à beira rio... as três pontes iluminadas e o castelo no topo da colina, conduziram-nos ao imaginário dos contos de fadas!

As três pontes iluminadas




























No dia seguinte, o plano era usufruir de Ljubljana e mais ao fim da tarde cruzar a Áustria e chegar a Munique!

Uma das surpresas eslovenas foi ver a forma "estranha" como dizem os "z"...

Sem comentários :)
De dia a cidade ainda se revelou mais espantosa! A ida ao castelo no funicular... a descida a pé... os passeios pelas ruas... tudo parece encaixar na perfeição.

O funicular que esteve 200 anos em planeamento
O interior do castelo

Ligeiramente mais acima...

Onde esta o Wally?
Pormaiores de 1588!

A vista na descida
Os telhados de Ljubljana

Sendo uma cidade histórica, a recuperação dos imóveis é espantosa! A simpatia dos eslovenos ajuda e muito! Que país inspirador...!!

As fachadas

Um amigo novo
Ate parece que não estava ninguém!!!


A Maria nessa altura já estava a ficar baralhada, sem conseguir decidir de que lugar é que tinha gostado mais e ainda só tinham passado quatro dias!



Mais um destino para regressar, quem sabe, num fim de semana outonal...