domingo, 25 de janeiro de 2015

O meu querido mês de Agosto... ahhh, desculpem, foi em Julho!

Nós sabemos que o blogue é sobre a Albânia, mas como isto também faz parte da nossa vida por cá, fica a nota sobre as férias em Portugal.

Antecipando as férias à "emigrante" (em pleno mês de Agosto), fomos em Julho para Portugal. Na verdade, o Álvaro e o Zé foram umas semanas mais cedo e eu juntei-me a eles um pouco mais tarde.

Tempo de matar saudades das pessoas e locais de que mais sentimos falta.

Começamos pelo Magoito, e por matar as saudades da mãe e do pai (no caso, do Álvaro, dos avós!). E da "minha" praia! E foi ótimo!



Ainda perto de Lisboa, fomos aproveitar a fantástica piscina oceânica da Praia Grande... não foi à primeira, mas a Maria encheu-se de coragem, e lá conseguiu saltar da prancha mais alta, com aplausos da audiência!




Depois, rumámos ao Centro, e fomos até ao Curia Palace... um dos nossos locais favoritos. A piscina quase deserta fez as delícias do Álvaro e da Maria...

No Croa, da Praia Grande, à espera dos caracóis e da mine...

Belos dias de descanso...

Ó tia.... tira lá mais uma...!!!
No caminho passámos por São Martinho do Porto,



e o Álvaro lá matou as saudades das ondas atlânticas...


Entretanto, algumas descobertas doces por Lisboa...


Uma nova pastelaria junto à 5 de Outubro apenas dedicada ao fabrico de éclaires...

E, claro, com um café e uma água das pedras... um luxo!


Por fim, terminámos com uns dias na "nossa" praia de Monte Gordo, e no nosso Dunamar!


Não, não fomos às Caraíbas!!!

E não é que acabou!!! 




Depois da mudança, a bonança

A mudança para a nossa casa nova - quase há um ano - foi recheada de pequenos (e grandes) percalços, que retratam bem alguns dos mais peculiares traços da maneira de estar albanesa.

Prazos são para os albaneses uma condição "relativa"... por isso, comprometem-se sempre, sejam eles quais forem, mas depois não os cumprem... e aí começa a diversão.

Connosco, deu para ficarmos uma semana sem cozinha, a viver em modo acampamento... apenas com as camas, os sofás e claro, a TV e a o home cinema...!!!

Para montar completamente a cozinha foram duas semanas de "neser" - significa "amanhã" - em que sucessivamente as coisas se iam adiando... sem resolução à vista!

Depois de quase tudo já organizado, foram só quatro meses até conseguirmos ter a estante para os livros... mas enfim, lá fomos lidando com tudo isto, rindo do "neser" e do "pas neser" (depois de amanhã)... na esperança que tudo iria acabar por se resolver. E assim foi!

No meio de tantas aventuras, uma das coisas mais engraçadas passou-se com a montagem do fantástico candeeiro da sala... num belo dia, três operários vieram montar um candeeiro cheio de design no tecto da nossa sala... pé direito nesse sítio, à volta de cinco metros, e onde está o escadote para chegar lá...???

Ska probleme! (sem problema, tradução livre)... venha a solução engenhosa!

Desenrascanço à albanesa!!!
Depois de tudo isto, e pensando que o esforço compensa, a nossa sala ficaria definitivamente iluminada, mas... depois de tentarem ligar todos os interruptores existentes nessa divisão... chegou-se à conclusão que havia um problema para resolver pelo electricista mais qualificado... que viria, quando?... Neser!!

E veio mesmo, neser! Não só o electricista, mas também o senhorio, o engenheiro com as plantas... e começaram novamente por testar todos os interruptores. Sem sucesso, claro! Certo, certo é que existia um fio ao qual o candeeiro estava ligado... Bom, o melhor é começar a verificar as caixas de ligação... talvez alguma coisa tenha ficado desligada...

Testes e mais testes, e nada!! Nem luz, nem ideia de como resolver o problema... E, portanto, fica... para... amanhã!!

No dia seguinte, aparece outra equipa... mais determinada, decidem fazer um buraco no pladur  do tecto, e Eureka! Ei-lo.... o fio que ligava ao candeeiro terminava abruptamente no meio do tecto, sem qualquer ligação a fonte de energia que o pudesse alimentar...

Contentíssimos, fizeram uma ligação a outro fio que vinha da caixa de alimentação, e eis que a nossa sala se iluminava! Problema resolvido... neser, viria o estucador e o pintor para resolver o problema do tecto falso... Até hoje, estou a aguardar a pintura final do remendo que foi feito há mais de 10 meses!

Mas, os nossos vizinhos já vacinados com a nossa experiência deram mais dois meses para que todas as obras da casa deles fossem concluídas a tempo da mudança... E, claro, no dia da mudança, para além de imensas coisas para acabar, em pleno Julho, não tinha chegado o aparelho do ar condicionado... Estaria retido na fronteira Grécia-Albânia, nada a fazer, talvez neser... 

Neser, após neser... e nada! Valeu-lhes a ventoinha comprada pelo Zé (para fazer face ao calor do Verão de 2013 na nossa antiga casa quando o ar condicionado se avariou)!

No dia em que chegou, até teve direito a fotografia:


E, agora, como dizia o Vasco Santana, já sabem, "....têm aqui uma casa às ordens" e com um quarto extra para alojar familiares e amigos que queiram matar as saudades e a curiosidade sobre este país notável...

até neser!

Santo António já se acabou... e o São Pedro está se a acabar, São João, São João... São João, dá mais um balão para eu brincar

Pois é, os alfacinhas de gema trouxeram mesmo o arraial lisboeta até Tirana, no dia 14 de Junho de 2014... um pouco atrasado para o Santo António, mas nem por isso com festejos menos a rigor!

Para vos aguçar os sentidos, aqui ficam os convites preparados pelo Zé nas diferentes línguas faladas pelos nossos convidados.








Foi do melhor, entre os petiscos, a comunidade portuguesa em Tirana, e as marchas populares, houve diversão à grande e um cheirinho a manjerico no ar!!

O registo dos preparativos... da festa, não há muitas fotos, o que revela a animação!






Afinal ainda há algumas da festa!





Para o ano, haverá sardinhas assadas, marchantes e fogueira para saltar!! Ainda nos expulsam do condomínio...

O 10º aniversário do Álvaro

"Como o tempo passa depressa" é um dos lugares-comum mais ouvidos quando se trata de falar dos filhos e do seu crescimento.

Mas, na verdade, nada consegue transmitir melhor a ideia da acelerada passagem do tempo.

O Álvaro celebrou o seu décimo aniversário em Maio de 2014, rodeado de amigos, dos pais, mas afastado de outros tantos amigos, dos avós, das manas, dos tios, dos primos, e da "sua" querida Maria...

Para que o registo não se esvaneça do tempo aqui fica um registo dos momentos mais importantes... foram dois dias de intensa brincadeira e festejo!!

A primeira selfie do dia foi assim, mais ou menos como há 10 anos atrás! Mas, sem selfies...



Depois, foi um bolo de anos para o Pino... na aula de equitação...











Ao jantar, houve bolo de canela!! E, claro, Parabéns a Você...






 No dia seguinte, com os colegas da escola... foi um dia de brincadeira!!! Em cheio...






E depois disto, ainda houve ida ao cinema e fim de tarde de brincadeira no jardim lá de casa!

Ufffaaaa, terminou! Para o ano há mais...

Berat e Apolonia... segredos bem guardados a sul da Albânia

Há quem duvide que se possa encontrar na Albânia alguns locais de interesse universal, dada a história invulgar deste pequeno país.

Mas, por muitos ditadores loucos que tenham existido no século XX (e, claro, mais loucos ainda, anteriormente), em muitos casos, os povos desses países e a sua história conseguiram manter alguns dos seus tesouros... uns em melhores estado, outros menos.

Disso é exemplo, sem dúvida, dois locais que visitámos em Maio de 2014, na Albânia. O primeiro, a cidade de Berat! O segundo, uma das maiores estações arqueológicas do país, Apolonia.

A primeira é uma cidade Património Cultural da Humanidade pela Unesco, e juntamente com Girokaster, constituem duas das maiores cidades-exemplo do império Otomano existentes no centro-sul do país.

A arquitectura (que resiste) na parte histórica da cidade de Berat é um exemplo muito interessante da arquitectuta Otomana, e digna de uma visita. Assim como o seu castelo que envolve a vila histórica no seu interior... a lembrar Óbidos, mas não tão bem recuperado, e um pouco mais acima na cota de altitude.

O "velho casario" de Berat (centro histórico)... Rui Veloso dixit

 





O rio e a sua ponte Otomana


O castelo altaneiro


E no interior das muralhas...
 

A vista... que se impõe
Muito calor... dá sempre direito a gelado!
 E, ainda para mais, Berat é também região de produção vinícola. Um dos vinhos albaneses a provar... Çobo Kashmer!

 

Apolonia guarda um tesouro arqueológico de enorme valor, não só pelas suas fantásticas (e ainda bastante conservadas) ruínas exteriores, mas pelo espólio entretanto recuperado e catalogado, exposto em museu, com o apoio da cooperação espanhola.

A entrada para o museu


Igreja ortodoxa
 Algumas peças em exposição...





As ruínas arqueológicas de Apolonia...

Frente...


...e verso!

Onde está o Wally?
Álvaro, o pensador!


A J. e a N.

Parece que o Cargaleiro também andou por aqui... há uns séculos atrás!!!

E, foi assim, que o nosso fim de semana acabou! No meio de um casamento cigano, a lembrar o melhor dos filmes do Kusturica!!! Mas disso, só o A. tem fotografias! E das boas...

Casamento em Apolónia by António (1)

Casamento em Apolónia by António (2)