domingo, 6 de setembro de 2015

Makarska e Split... uns suspiros de Verão!

Depois de Dubrovnick dirigimo-nos para Norte. O próximo destino seria Makarska, uma estância balnear croata. As altas temperaturas chamavam-nos para a praia!

O Álvaro e a Maria adoraram o giga insuflável instalado no meio do mar, e a Maria acho que adorou mais alguma coisa que eu aqui não posso contar...

Foi tempo de relaxar na piscina e na praia até ao final do dia.


No dia seguinte, partimos para Split, com a intenção de visitar a Old Town e de irmos comprar a camisola do Hajduk para levar ao Pepê! Chegámos ao estádio às 12h10 e deparámo-nos com a loja fechada! Era feriado nacional na Croácia e estava tudo fechado! Mas de qualquer modo, mesmo que não fosse feriado, a loja fechava ao meio-dia. A Maria ficou desolada, mas ficam as fotografias...





Ainda fizemos uma breve passagem pela Old Town de Split... a qual se encontrava cheia de turistas, debaixo de uns escaldantes 40 graus! Insuportável... apenas e só, o calor!






E a Maria a suspirar por Makarska!!! Ou seria, pelo facto de não ter conseguido comprar a camisola do Hajduk :) :) :)

Dubrovnick, sempre!

Chegados à Croácia, em Zaton, fomos a banhos, e à noite fomos jantar ao hotel preferido do Álvaro - o Radisson Blu Resort Dubrovnick!!






A melhor parte estaria para vir no dia seguinte! Direcção: Old Town de Dubrovnick!

A Maria ficou maravilhada com a cidade velha e com a vista para as águas azuis do mar Adriático!










Mas, desta vez, a vista foi ainda melhor, já que foi também vista do céu. Finalmente, o Zé pôde ir andar no teleférico e ver esta maravilhosa e única paisagem!



No final do dia, a Maria já dizia, como a tia Carmo, que quando for grande quer morar em Dubrovnick!!!



Até sempre, Croácia!

Estórias de uma fervorosa adepta do Belenenses pela Europa de Leste

Regressados a Tirana, e reposta a normalidade das férias... piscina, calor, compras... o Belenenses passou à segunda ronda depois de um empate no segundo jogo com o Gottenburg.

Prometemos à Maria - a mais fervorosa adepta do Belém que eu conheço - que se no sorteio da UEFA calhasse uma equipa que jogasse aqui para estes lados da Europa, iríamos ver o jogo ao vivo. E não é que calhou o Altach, da Áustria, e o jogo seria no dia 21 de Agosto, em Innsbruck!!

Começámos os planos para a viagem e a marcação dos hotéis e pontos de passagem, iniciando a viagem em Tirana, passando pelo Montenegro, Croácia, Eslovénia, Áustria, Alemanha, Áustria novamente (Alpes e Innsbruck), Itália e Albânia!

A saída fez-se ao nascer do sol... para uns maravilhosos dias de férias!

As montanhas albanesas ao nascer do sol
A primeira paragem fez-se no Montenegro para um café. Ao sairmos do carro, ouvimos um miar constante vindo do motor do carro. Não queríamos acreditar... Ainda pensámos que seria um gato montenegrino que aí se tinha instalado durante a breve pausa, mas assim que abrimos o capot, a surpresa foi ainda maior, quando nos deparámos com o Pum... um dos três gatinhos que tínhamos adoptado em Tirana, nascidos da gata 'colectiva' das famílias portuguesas.

Os três irmãos tinham sido baptizados, respectivamente de Pim, Pam, e Pum! Já na semana anterior, a Pam, a mais destemida dos três tinha sido atropelada no condomínio e infelizmente não sobreviveu. Agora seria a vez do Pum ficar no Montenegro, já que não nos poderia acompanhar ao longo da nossa viagem. Aqui fica a lembrança da família felina ainda completa! Felicidades, Pum!

A "nossa" gata e os seus filhotes
A segunda parte da viagem foi na estrada para a baía de Kotor! E o Montenegro recebeu-nos bem...

Welcome!!!
Desta vez, decidimos fazer uma estrada pelo interior do Montenegro que terminava com 25 curvas como mostra a foto seguinte, a descer dos 2000 metros de altitude para a linha do mar.


As minhas vertigens mandaram-me para o banco de trás, mas valeu a pena a vista!

Baía de Kotor, Montenegro
E os bungallows!!!! Espectaculares!!


O paraiso... 125 a sul!

Este ano as férias não foram em Portugal, dada a visita de uma hóspede especial: a Maria Borges, agora conhecida como Maribor!

Pela primeira vez, deixou a "mãe avestruz" em Lisboa, e fez-se ao caminho até à Albânia para ficar por aqui quase um mês e meio!

Os primeiros dias foram passados em Tirana e a aproveitar a piscina do Long Hill, do Sheraton Hotel e as noites mediterrânicas, com altas temperaturas, e também alguns programas culturais à mistura.

Tirana Jazz Festival, Julho 2015












Hotel Sheraton Tirana

A praia  de Girji i Lalzit










A primeira viagem foi para o Sul da Albânia com o propósito de aproveitarmos as paradisíacas praias da Riviera albanesa.

A vista sobre Dhermi... a quase 2000 m de altitude
O calor imenso foi uma constante! Mas as águas cristalinas do mar Jónico ajudaram a superar tal dificuldade...

A praia de Lukove, Riviera Albanesa
As famílias portuguesas que ainda restam por aqui aproveitaram o melhor que puderam esta breve viagem ao Sul, com uma presença constante do clube do coração da Maria: o Belenenses!!

Na estrada Saranda - Gjirokaster
E este a estrear-se na Liga Europa, saiu do primeiro jogo com o Gottenburg com uma vitória! Isto ainda iria dar muito que falar... como verão