quarta-feira, 16 de maio de 2012

Do Miraflores eleven para o Tirana 21st

Hoje resolvemos comemorar o 1º mês das novas funções da Carmo. Assim resolvemos ir almoçar (há melhor maneira de comemorar?) a um dos bons restaurantes de Tirana.

Chama-se ABA 21st e fica situado no 21º e último andar de uma torre destinada a escritórios e a apartamentos (também conhecida por ABA Center) junto do bairro das embaixadas e perto do novo escritório da Carmo.

A sala que ocupa metade do andar - a outra metade é ocupada por um café/bar - tem uma vista espectacular sobre toda a cidade e arredores, é muito agradável com uma decoração muito sóbria mas de muito bom gosto. Hoje havia, para além do serviço 'à la carte', dois menus de degustação: um de peixe e outro de carne. Cada um degustou o seu, com umas garfadas de 'prova lá este' à mistura.

Só vos posso dizer que foi uma das melhores refeições que já degustei (e a Carmo idem) e penso que tão cedo não esqueceremos esta comemoração. Para vos aguçar o apetite convido-vos a visualizarem aqui as fotos efetuadas.

Tirana tem destas surpresas!!! Bons espaços de lazer e bons chefes de cozinha! Aliás no final do almoço e enquanto tirávamos umas fotos no terraço, conhecemos o chef albanês que ao saber da nossa nacionalidade logo encetou conversas futebolísticas. Ronaldo, Mourinho e Hulk são referências internacionais contemporâneas. E Portugal tem sem dúvida os melhores do mundo neste domínio. Grande orgulho!

E na verdade já passou um mês desde que saímos de Portugal. As saudades são muitas: da família, dos amigos, e em especial... do nosso Álvaro, mas por aqui não se está nada mal...

terça-feira, 15 de maio de 2012

Portugal na Albânia...

               Caras .... e Caros.... já viram os nomes que chamam por aqui  às damas e aos cavalheiros...

Após alguns dias de "perguicite aguda" e de finalizar a instalação na nova residência em terras Albanesas, volto ao nosso blog para vos brindar com mais algumas curiosidades cá da terra.

O título desta mensagem justifica-se pois nas minhas andanças pelas compras descobri que afinal o nosso país já cá estava representado antes da nossa chegada.

Reparem nas coisas que se encontram quando se passeia pelos corredores do supermercado carregados de produtos italianos (maioritariamente), alemães, polacos, húngaros, franceses e albaneses. (Cliquem com o rato nas fotos para aumentar).
Renova
Renova
Renova



Flocos de neve Vieira
Bolachas Vieira
Renova




Escovas  Aquafresh
 Tudo isto só em duas visitas ao Carrefour e ao Mercator.

Estas duas grandes superfícies têm a vantagem sobre o comércio tradicional - que é imenso - de poder escolher o que preciso sem ter que estar a explicar em inglês ou italiano o que procuro. Mas acreditem que é delicioso entrar numa pequena loja e tentar comprar qualquer coisa simples e a/o comerciante encetar uma completa dissertação sobre as propriedades do produto em shqip (língua dos país das águias - shqipirese republika).


O mesmo acontece cá em casa com a nossa THD (Técnica de Higiene Doméstica para quem não sabe o significado da sigla). Para já o nome - Etleva de sua graça - nós para abreviarmos já só lhe chamamos @. Quando ela começa a falar connosco pensa que nós percebemos tudo o que diz. Como é a única língua que fala, nós para nos vingarmos respondemos-lhe em português. Mas é impecável, a casa fica sempre um mimo. E afinal pastrimi é pastrimi (limpeza) em qualquer parte do mundo!

Amanhã volto à carga com mais comentários sobre a nossa estadia por aqui. Um abraço para todos.
Mirupafshim!! (Aproveitem, em albanês!!)