sábado, 2 de março de 2013

2 Março 2013 - Maré de Tirana

Pois é, como não podemos estar em Portugal hoje fisicamente, resolvemos (embora simbolicamente) dizer aqui em Tirana que:

                                         'O POVO É QUEM MAIS ORDENA'

De manhã começamos a preparação com o material que tínhamos cá em casa:

A elaboração do cartaz






Depois, ainda antes do almoço, lá fomos à procura de cravos vermelhos...




À hora marcada para Lisboa, lá fomos os três a caminho da praça Skanderbeg.

A caminho da manif
A chuva e o receio de que 'milhares' de Albaneses nos seguissem e nos acompanhassem nesta maré, levou-nos até à avenida do rio, onde perante o olhar de espanto dos transeuntes, registamos o tão esperado momento do nosso protesto..

O Álvaro e a Carmo

A Carmo e o Zé devidamente equipados para a chuva.
O tal 'rio'... adequado à dimensão desta maré



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As redes sociais tradicionais...(não tecnológicas)

Quando resolvemos vir até Tirana, em Abril do ano passado, tentámos recolher o máximo de informação possível sobre o país, como era a vida cá, as pessoas, os costumes, o clima, enfim tudo o que pudesse ajudar a uma integração mais fácil.

Uma das coisas que não encontrámos em nenhum lado foi informação sobre a presença de portugueses na Albânia. Eu sempre disse que não era possível pois há sempre um português em qualquer parte do mundo, por mais improvável que seja!!

Poucos dias antes da partida, em conversa com a nossa amiga Odete, referi que vinha até Tirana; ao que ela me disse:

"-Vê lá a coincidência, tenho uma amiga cuja filha está a viver em Tirana. Queres que te dê o contacto dela?".
É claro que quis! E assim que cá chegamos, lá entramos em contacto com a Rita (a tal filha da amiga da nossa amiga Odete). 

A Rita é casada com o Marco, holandês a trabalhar em Tirana, e têm um filho de quase três anos - o Gabriel.

E até agora esta tem sido a comunidade portuguesa em Tirana, com vários encontros de convívio petisqueiro como se impõe. E pelo meio ainda tivémos o prazer de juntar à comunidade portuguesa o resto da comunidade lusófona, essencialmente um conjunto de amigos brasileiros.

Há duas semanas, a Maria João perguntou-me se podia dar o meu  contacto à Mónica, pois ela conhecia um casal que vinha para Tirana e tinham interesse em conhecer-nos. Contacto dado e dias depois lá estávamos nós a conhecer a Joana, casada com o Alexandre que vem trabalhar para a Albânia, e a filha Alice de cinco anos.

Entretanto também a Conceição me ligou a dizer que um conhecido dela, pai de um colega do Álvaro (do colégio aí em Lisboa), tinha um amigo que vinha para cá trabalhar.

Caramba, pensei eu, está toda a gente a seguir o conselho do Pedro e a emigrar. Será que vêm todos para cá? Afinal era alarme falso, era o mesmo casal que a Mónica conhecia.


Agora já somos oito portugueses cá e para festejar tamanha façanha, claro que já fizemos o nosso primeiro almoço a sério, que serviu para dar as boas vindas à Alice, à Joana e ao Alexandre e apresentá-los ao Gabriel, à Rita e ao Marco.

Se isto não é uma rede social...

A ementa do almoço poderá ser consultada em próxima mensagem 'Comidas e Bebidas aqui na Albânia' a publicar brevemente.

Abraços para todos.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como estará a correr a vida escolar do Álvaro?


O nosso Álvaro tem revelado uma capacidade extraordinária de adaptação à sua nova vida em Tirana... depois de algum tempo já nos dizia: 'Ó mãe, no princípio achei tudo isto muito estranho, mas agora já estou habituado a estas ruas, a Tirana e à Albânia!!!'.

A grande prova seria no entanto a adaptação a uma nova escola, aos novos colegas e professores, ao ensino em inglês, à comida do refeitório, enfim... uma dura prova de adaptação. E, claro, alguma angústia pelo meio pairava por aqui...

Nós sentimo-la mais intensamente quando começámos a visitar as escolas internacionais. Em Tirana existem três escolas internacionais - a Tirana International School, a World Academy of Tirana (WAT) e a Memorial International School. A primeira é a mais antiga, ensino americano, e referência para os filhos dos expatriados... a segunda é mais recente, mais pequena, com o modelo Montesori no pré-escolar e com bastantes albaneses (mais abastados) a frequentá-la... a terceira é recente também, turca e ficou excluída logo à saída do gabinete do diretor após a nossa reunião com ele - durante os 30 minutos de conversa nunca nos perguntou sequer pelo nome do nosso filho...

A decisão seria pois entre as duas primeiras: e decidimo-nos por escolher a WAT que embora mais recente, também nos pareceu mais acolhedora, com melhores instalações e vontade de fazer mais e melhor nos próximos anos. Por agora, sentimos que foi uma decisão acertada.

Ultrapassadas as burocracias, chegou o dia do 'Teachers and Parents get together'... no Domingo à tarde antes do início das aulas lá fomos com o Álvaro ao meeting. Ele não tinha querido conhecer a escola antes e seria o primeiro contacto com a professora e alguns colegas... cinco minutos depois de chegarmos já estava como peixe na água... ou melhor, exibindo os seus dotes de CR7 à comunidade internacional.





Depois desta agradável iniciação foi sempre a melhorar! Agora já totalmente integrado, aos fins de semana lá temos as festas de aniversário dos colegas ou amigos a virem cá a casa brincar.

A festa do 9º aniversário da Era Sorensen

A turma do Álvaro é muito pequena - tem apenas 8 alunos (4 albaneses e 4 estrangeiros; 5 raparigas e 3 rapazes). A professora principal do Grade 3 é a Ms. Poshka, de nacionalidade turca, mas com a maior parte da sua vida nos Estados Unidos. A professora auxiliar é a Ms. Alba (essencialmente para auxiliar os meninos albaneses que têm alguma dificuldade com a língua inglesa). Depois há o professor de Inglês (o Mr. Marshal);  a professora de Francês (a Ms. Armel); a professora de dança (a Ms. Daniela); a professora de Phisical Education (a Ms. Keida); o professor de música (o Mr. Igli); e a professora de Arts (que também dá o Francês). É uma equipa jovem, dedicada e bastante profissional.

Para além do desempenho escolar ser excelente (entre A a A+ na maioria dos testes e projetos), as apresentações têm sido sempre com ótimas prestações. Desde a representação num musical, cantando e interpretando um pequeno papel na festa do final do primeiro período, até à apresentação para a toda a escola de uma espécie de stand up commedy no passado dia 19 de Fevereiro, com um fantástico 2º lugar na classificação... pode dizer-se que Nasceu uma Estrela!!!










Agora já só nos fala sobre qual o país para onde vamos a seguir...

Mas no seu coração o Colégio O Parque está num lugar muito especial, e as saudades da Prof. Mafalda e da turma do ano passado são muito fortes e muito presentes.

O Álvaro e a Professora Mafalda


O nosso Álvaro está a ganhar asas para voar sozinho... de forma muito segura... isso é CRESCER, não é??

E como o tempo passa rápido...

No Verão em Tirana

No Inverno em Tirana