O nosso Álvaro tem revelado uma capacidade extraordinária de adaptação à sua nova vida em Tirana... depois de algum tempo já nos dizia: 'Ó mãe, no princípio achei tudo isto muito estranho, mas agora já estou habituado a estas ruas, a Tirana e à Albânia!!!'.
A grande prova seria no entanto a adaptação a uma nova escola, aos novos colegas e professores, ao ensino em inglês, à comida do refeitório, enfim... uma dura prova de adaptação. E, claro, alguma angústia pelo meio pairava por aqui...
Nós sentimo-la mais intensamente quando começámos a visitar as escolas internacionais. Em Tirana existem três escolas internacionais - a Tirana International School, a World Academy of Tirana (WAT) e a Memorial International School. A primeira é a mais antiga, ensino americano, e referência para os filhos dos expatriados... a segunda é mais recente, mais pequena, com o modelo Montesori no pré-escolar e com bastantes albaneses (mais abastados) a frequentá-la... a terceira é recente também, turca e ficou excluída logo à saída do gabinete do diretor após a nossa reunião com ele - durante os 30 minutos de conversa nunca nos perguntou sequer pelo nome do nosso filho...
A decisão seria pois entre as duas primeiras: e decidimo-nos por escolher a WAT que embora mais recente, também nos pareceu mais acolhedora, com melhores instalações e vontade de fazer mais e melhor nos próximos anos. Por agora, sentimos que foi uma decisão acertada.
Ultrapassadas as burocracias, chegou o dia do 'Teachers and Parents get together'... no Domingo à tarde antes do início das aulas lá fomos com o Álvaro ao
meeting. Ele não tinha querido conhecer a escola antes e seria o primeiro contacto com a professora e alguns colegas... cinco minutos depois de chegarmos já estava como peixe na água... ou melhor, exibindo os seus dotes de CR7 à comunidade internacional.
Depois desta agradável iniciação foi sempre a melhorar! Agora já totalmente integrado, aos fins de semana lá temos as festas de aniversário dos colegas ou amigos a virem cá a casa brincar.
|
A festa do 9º aniversário da Era Sorensen |
A turma do Álvaro é muito pequena - tem apenas 8 alunos (4 albaneses e 4 estrangeiros; 5 raparigas e 3 rapazes). A professora principal do Grade 3 é a Ms. Poshka, de nacionalidade turca, mas com a maior parte da sua vida nos Estados Unidos. A professora auxiliar é a Ms. Alba (essencialmente para auxiliar os meninos albaneses que têm alguma dificuldade com a língua inglesa). Depois há o professor de Inglês (o Mr. Marshal); a professora de Francês (a Ms. Armel); a professora de dança (a Ms. Daniela); a professora de Phisical Education (a Ms. Keida); o professor de música (o Mr. Igli); e a professora de Arts (que também dá o Francês). É uma equipa jovem, dedicada e bastante profissional.
Para além do desempenho escolar ser excelente (entre A a A+ na maioria dos testes e projetos), as apresentações têm sido sempre com ótimas prestações. Desde a representação num musical, cantando e interpretando um pequeno papel na festa do final do primeiro período, até à apresentação para a toda a escola de uma espécie de
stand up commedy no passado dia 19 de Fevereiro, com um fantástico 2º lugar na classificação... pode dizer-se que Nasceu uma Estrela!!!
Agora já só nos fala sobre qual o país para onde vamos a seguir...
Mas no seu coração o Colégio O Parque está num lugar muito especial, e as saudades da Prof. Mafalda e da turma do ano passado são muito fortes e muito presentes.
|
O Álvaro e a Professora Mafalda |
O nosso Álvaro está a ganhar asas para voar sozinho... de forma muito segura... isso é CRESCER, não é??
E como o tempo passa rápido...
|
No Verão em Tirana |
|
No Inverno em Tirana |