domingo, 14 de junho de 2015

Santo António, em Tirana, Albânia (12.06.2015)

Nós, portugueses, bem sabemos que o nosso destino é um "fado triste, melancólico, recheado de desventura e desengano". Por vezes, essa imagem cola-se à nossa pele, tal como outras, e fazem de nós povos do Sul da Europa, um estereótipo de um colectivo com pouca apetência pela organização, planeamento, rigor, trabalho e persistência.

E, há lá melhor forma de contrariar esta imagem pré-concebida, do que mostrando factualmente que, na realidade não somos assim... Por isso mesmo, e dado o sucesso da mesa portuguesa na "noite internacional" da Tirana International School ter sido tão grande, propusemo-nos a elevar a fasquia e a organizar um arraial na véspera de Santo António, para mais de 50 convidados.

               



E assim, as festas de Lisboa chegaram até Tirana! No Long Hill Residence contámos com a preciosa ajuda do Restaurante recentemente inaugurado e lá preparámos uma festa de arromba! A nossa amiga Joana Carvalho foi, claro, um dos elementos centrais desta equipa. O Lenti (o gerente do restaurante) e os seus empregados foram de uma inexcedível compreensão e dedicação!



  

 



Como podem imaginar, a comida portuguesa foi um sucesso. As entradas - bola de presunto, salada da bacalhau com grão e pimentos assados - desapareceram rapidamente.




Mas do entrecosto no forno, da entremeada e dos rojões também não sobrou nada...




E o que se poderia dizer da Queijada de Sintra, do Leite Creme queimado e dos já famosos Pastéis de Nata preparados pela Joana... até pedidos extra houve para os próximos dias...



Nem com o Santo António a protegê-los, o pecado da gula se demoveu...






Mas, se a comida foi boa, a bebida foi a adequada a uma noite de festa e bailarico... uma Sangria excelente preparada pelo Chef Rita Teixeira!









Só faltava mesmo, que se dançassem as marchas... e aqui estão elas. 14 nacionalidades a celebrar o Santo António.






Em terras muçulmanas, o Santo António foi beijado, benzido, e fotografado...
Os cozinheiros saíram certamente ainda mais abençoados e os laços de amizade e vizinhança fortalecidos.


Mas, os organizadores  ainda terminaram as festividades com uma bênção especial... por conta da casa!!


Que fantástica noite! Uma ode à amizade e boa disposição!