sexta-feira, 23 de agosto de 2013

As eleições e as obras públicas

Já aqui ilustrámos várias vezes as diferentes situações que por vezes nos fazem lembrar Portugal, mesmo que num passado recente... mas este post será inteiramente dedicado à relação entre obras públicas e eleições.

No dia 23 de Junho realizaram-se eleições legislativas para o Parlamento Albanês, e como não poderia deixar de ser foram bastas as obras públicas dentro e fora de Tirana que se fizeram por aqui nos últimos meses para que os "votozinhos" quando contados viessem a favorecer os beneméritos que tamanho bem almejavam para as suas populações. A fase aqui ainda não é das auto-estradas, pavilhões gimno-desportivos ou outras infraestruturas de elevado interesse e utilidade pública, suportados por parceiras público-privadas de elevado interesse nacional, mas sim as necessárias asfaltagens de kms e kms de estradas não concluídas ou, só mesmo, de caminhos em terra batida que já mereciam um piso melhor.

A nossa rua não escapou a esta grande melhoria conduzida pela campanha eleitoral! Ainda em Janeiro quando regressámos a Tirana, apercebe-mo-nos que várias ruas do nosso bairro estavam a ser intervencionadas e que as obras previam-se concluídas por volta da data das eleições (seis meses previstos para renovar 6 quarteirões, portanto). A Rruga Pjeter Bogdani - bastante necessitada, aliás - lá estava incluída nesse grande projeto de renovação urbana.



Todas as semanas os trabalhos avançavam nas ruas adjacentes, e impacientes íamo-nos questionando para quando a nossa vez. Os acessos à garagem estariam cortados, o estaleiro instalar-se-ia... Enfim, só boas notícias!!

No início de Maio depois da nossa ida à Croácia, deparámo-nos com uma Notifikimi mesmo à nossa porta dizendo que os trabalhos iriam começar nessa semana. Duas semanas depois o estacionamento mantinha-se, das máquinas nem sinal, e tudo se desenrolava como habitualmente no dia-a dia do bloku.

Exatamente na semana anterior ao aniversário do Álvaro, eis que as autoridades conseguiram fechar a rua, tirar todos os carros e remover todo o pavimento, fechando todos os acessos...

As primeiras manobras

Bela pontaria! Exatamente nas semanas em que necessitávamos de maior mobilidade automobilística devido à vinda dos nossos visitantes. Enfim, lá nos arranjámos!!! Eu fiz vários amigos "arrumadores" que até me garantiam lugar à chegada do trabalho e as coisas foram avançando.

O registo fotográfico mostra o esforço da classe operária ao serviço do bem comum... Mas, operários eram poucos, ferramentas ainda menos e máquinas pesadas só para rebentar com tudo e para colocar o asfalto final.

Progressos à vista..

Vale tudo... até o equilibrismo foi praticado
Na verdade, as melhorias são significativas - candeeiros novos, passeios novos, algum planeamento e tentativa de controlo do estacionamento selvagem, passadeiras e árvores plantadas - não, sem pelo caminho, termos ficado três vezes sem comunicações porque as máquinas arrasavam com todos os fios que encontravam pelo caminho, e por ter exigido um esforço acrescido de não cair em nenhum dos muitos buracos, tal era a fantástica sinalização de segurança e os acessos reforçados...

A pequena régua de madeira foi o único acesso à escola por muitos dias

O que não conseguiram foi que votássemos no Sali Berisha, mas também parece que não fomos os únicos, já que o partido da oposição (o da rosa, não sei de vos diz alguma coisa) saiu vencedor do último embate eleitoral. Viva a democracia que a pouco e pouco se vai instalando por estas bandas!!!

Finalmente... o asfalto!!!

O merecido descanso... com quase 40º C à sombra

Após três meses de obras lá conseguimos recuperar a normalidade nos acesos e na circulação...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Porquê a prolongada ausência?

Já lá vão quase três meses desde o último post, mas os motivos pelos quais isso aconteceu são, na sua maioria, muito bons!

Para não perdermos o hábito das surpresas, e aproximando-se o aniversário do Álvaro, conseguimos convencer os avós (Serafim e Judite) a aventurarem-se numa viagem até esta improvável Tirana sem que dela houvesse sequer a menor suspeita por parte do aniversariante...
O esquema foi todo montado e planeado ao milímetro - compra dos bilhetes, explicações de embarque, desembarque e voos de conexão (com o precioso auxílio da presença do Rita Teixeira em Roma para ajudar ao transbordo), instruções várias fornecidas - e claro, uma pequena e intencional mentira sobre um imaginário jantar dos charutos em que o Zé Manel hipoteticamente teria que participar para que o nosso menino não desconfiasse de nada.

A mim coube-me a tarefa de o tentar manter acordado até próximo da meia-noite para que a surpresa pudesse ser vivida em todo o seu esplendor. Infelizmente, esse objetivo não foi atingido e por volta das 11 horas da noite já o pequenote dormia alegremente. Ainda fizemos em modo sonâmbulo o que tínhamos planeado, mas o Álvaro nem se apercebeu de quem estava à porta...

Modo: Sonâmbulo... 

Mas às sete e meia da manhã, fui eu quem foi acordada pelo Álvaro totalmente estupefacto a perguntar-me: "Ó mãe, sabes que o avó Serafim e à avó Judite estão cá??"... Meio incrédulo, meio a sonhar, lá lhe explicámos que nós sabíamos, que era uma grande prenda de aniversário e que era de facto, VERDADE!!

A surpresa não surtiu o efeito planeado de imediato, mas sem dúvida que foi inesquecível quer para os avós quer para o Álvaro. E nas três semanas seguintes foram vários os passeios, as celebrações (o 9º aniversário do Álvaro a 27 de Maio e o 69º aniversário do avô Serafim a 6 de Junho).

O 9º aniversário do Álvaro

...com transmissão em direto pelo Skype para Portugal

O bolo de aniversário do Serafim para recordar uma conjugação especial dos números :)))
O borrego assado no forno à Chef Rita Teixeira... delicioso!!!

Os turistas aproveitaram à grande as experiências albanesas e ainda foi possível dar-mos um salto até ao Montenegro e à Croácia... Foram, nas palavras dos próprios, umas ótimas férias... que não só deram para matar as imensas saudades, mas também para que pudessem conhecer alguma coisa dos Balcãs.

Os passeios diários pelas ruas de Tirana

No porto de Dubrovnick

Uma fontana... em Roma!!

O regresso a Portugal foi novamente de carro e barco, com uma visita relâmpago a Roma. O nosso Peugeot regressou a casa e portou-se lindamente... mais uma vez! Esta já não regressará novamente a Tirana...