sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cuidar do físico...

Nada melhor para combater o sedentarismo nesta terra do que a actividade física. Assim demos inicio experimental, ainda em Dezembro, a umas idas ao complexo Nobis Wellness   (AQUI).

Ano novo vida nova, e não é que a Carmo já vai quatro madrugadas ao fitness e uma para a natação.

Eu, como não sou de me ficar, já estou a ir 3 x/semana ao fitness (por enquanto devagarinho que o esqueleto já não está em muito bom estado) e 2 x/semana à hidro-gym.

Olhem para mim aqui na piscina...(estou atrás da do meio debaixo de água)
 

De vez em quando ainda faço umas sessões de sauna e spa para aproveitar a mensalidade.

Assim que voltar o bom tempo lá temos o belo parque para umas caminhadas com o Álvaro.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Acontecimentos vários em 2012 parte II

As nossas idas a Portugal...

De Abril a Dezembro de 2012 conseguimos a proeza de ir cinco vezes a Lisboa.


1ª viagem:

Em Maio fomos de surpresa ao aniversário do Álvaro pois as saudades já eram muitas e não quisemos deixar de o ver apagar as velas dos seus oito anos.

Nunca mais vamos esquecer as caras de espanto dele e da avó Judite quando chegamos quase às 23h00 de surpresa ao Magoito.

Foi uma viagem atribulada, Tirana-Roma-Lisboa com muitas horas de viagem e com o prémio das nossas malas não terem chegado.

Foram cinco dias de estadia com a família e amigos, com  direito a um pequeno almoço no bar da piscina do EUL com o grupo da 'hidrodeep' e um almoço no Pardal do mercado de Benfica com os elementos do grupo Regional.

Belas petingas e excelentes amigos.

O regresso a Tirana foi igualmente atribulado. Voo às 6h00, chegada às 5h00 ao aeroporto para descobrir que o voo tinha sido cancelado.

Troca de bilhetes, nova viagem às 14h00 para Roma, regresso a casa para dormir mais um pouco - pelo caminho descobrimos que já não tínhamos chaves de casa e fomos acordar a Ana às 6h30 da manhã de um domingo!!! Ninguém merece ter um pai e uma boadrasta assim!!! - e chegada a casa em Tirana já depois da meia-noite. Mas quem corre por gosto ...

2ª viagem:

Julho, tempo de férias e de ir buscar o nosso Álvaro. Mais família, mais amigos, mais almoços e o tempo voa. Planeamos o regresso a Tirana ao pormenor pois desta vez a viagem era de carro. Itinerário calculado ao km, locais para dormir e comer nos seis dias de viagem pois queríamos aproveitar para visitar a costa do Adriático.

Para mais detalhes sobre as aventuras desta viagem consultar a mensagem aqui.

3ª viagem:

Outubro, mês do doutoramento da Carmo. O nervoso já começou e ainda não saímos de Tirana.

Felizmente as provas foram um sucesso e lá saiu mais uma Doutora (agora por extenso) e Aprovada com distinção. Familiares, amigos e colegas fizeram questão de estar presentes neste momento muito importante para a Carmo e para a sua vida académica. A seguir seguiu-se a habitual jantarada com direito a brinde. Hip, Hip, Hurra!! Hurra!!! Hurraaaa!!!!

A Doutora com o excelentíssimo júri
4ª viagem:

Novembro tínhamos decidido passar um fim de semana prolongado em Dubrovnik mas eis que chega a notícia seguinte uma semana antes da data de partida:

"2012-11-23
Lançamento do livro - Políticas Públicas em Portugal
O ISCTE-IUL e a INCM convidam para o lançamento do livro Políticas Públicas em Portugal, organizado por Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva e apresentado por José Pacheco Pereira.
O lançamento decorrerá no dia 29 de novembro, pelas 17h30, no Auditório B203 do ISCTE-IUL."



Carmo: "- Olha Zé, vai ser lançado o livro em que colaborei antes de vir para Tirana!! Que pena não estar em Lisboa para poder ir assistir ao lançamento no ISCTE."

Net again, viagens marcadas e ala que se faz tarde.

A Carmo no seu ambiente académico!

Claro que uma decisão destas tinha de implicar uma surpresa à família em Lisboa. Desta vez nem cúmplices havia!! E o Álvaro teve uma das maiores surpresas da vida dele! Depois de quase seis horas em Veneza, só na hora do embarque é que desmascarámos a coisa.
Reação do Álvaro: - Eu não caio nessa!! Eu sei que vamos para Dubrovnik e não para Lisboa!!
Depois lá caiu em si, e percebeu que era mesmo verdade. Para ajudar esteve um temporal desfeito em Dubrovnik nesses dias. Foi diferente, embora outra vez de surpresa - a Judite e o Serafim lá ficaram outra vez de queixo caído, mas muito felizes por poder matar as saudades - e teve o bónus de podermos participar no jantar de aniversário de um BOM Amigo.

O verdadeiro Casal Ribeiro

5ª viagem:

Natal e Ano Novo

Como aqui não se comemora o natal, lá fomos novamente até Lisboa. desta vez planeado antecipadamente, sem surpresas para ninguém e uma novidade: íamos pela primeira vez pela Turquia, o que se viria a revelar a verdadeira aventura. Experiências de europeu ocidental em terras mais do Middle East...

Ida a 22/12 desta vez por Istambul (todos contentes porque já não podemos ver os aeroportos de Itália) e seria mais uma experiência nova. Hotel marcado para dormir 6 horas porque a escala implicava pernoitar e teríamos a partida de Istambul para Lisboa na manhã seguinte.

Como bons cidadãos comunitários e já habituados a circular livremente na UE esquecemo-nos que Shenghen não passa um determinado meridiano... e chegamos a Istambul sem vistos. Aqui começaram os problemas... Guichet para comprar vistos temporários e o 'laissez-passer' (passaporte das Nações Unidas da Carmo) segundo o funcionário, não necessitaria de visto... por 15€ cada, o Zé e o Álvaro lá tiveram direito a uma vinheta para 90 dias.

Filas intermináveis para o controlo de passaportes e ali mesmo ao lado um só para 'crews' e 'diplomatics', vamos embora que a Carmo agora é 'importante'.

Laissez-passer à frente dos nossos e o cenho cerrado do policia. Que não, que não, "diplomatics" só com declaração da embaixada ou do consulado. Regresso a uma das muitas filas e 20 minutos depois novo policia também muito 'simpático' que informou que o L-P também precisava de visto!!! Explicamos o que nos tinham dito nos vistos. Então vão para o o controle dos 'diplomatics'. Nova mudança de fila e novo policia ainda mais 'façanhudo' que voltou com a mesma conversa da declaração. Discussão para cá e para lá o volume de voz a aumentar dos dois lados, "chama o chefe que nós queremos falar com alguém que saiba do assunto". Mais gritos e o bom do Álvaro começa a chorar pois não entendia bem porque os pais estavam tão irritados e o polícia aos gritos. Depois de alguma insistência lá apareceu um graduado que voltou  a insistir que só aceitavam passaportes diplomáticos com a tal declaração.

Lá tive que puxar do passaporte português da Carmo, que por acaso não tinha ficado em Tirana, comprar mais um visto e finalmente lá nos deixaram entrar na Turquia. Duas horas perdidas nestas burocracias... num país em que o verdadeiro argumento é: "Na Turquia as regras são as nossas regras!!". E o tratamento desrespeitoso para connosco não foi exceção... nas filas dos passaportes era ouvir os polícias do controle de passaportes a tratar abaixo de cão vários cidadãos que tinham a ousadia de querer entrar no "país deles"...

Táxi para o hotel a cinco minutos do aeroporto e lá conseguimos dormir decentemente 4 horitas.

O resto da viagem foi mais ou menos pacífico até ao levantamento das bagagens em Lisboa. As nossas malas não fizeram a mesma viagem que nós e depois de mais alguma espera lá descobriram que estavam em Veneza. Felizmente chegaram ainda nessa noite a Lisboa.
Estamos a pensar seriamente, sempre que decidirmos viajar, ligar ao Jardim Gonçalves e pedir-lhe o avião particular emprestado. Era o complemento solidário que ele não paga sobre os 2/3 da sua paupérrima reforma...

O Natal foi passado em casa dos meus cunhados Francisco e Lina  com os respectivos pais (dos dois lados). E certamente com os que já não nos puderam acompanhar fisicamente também em espírito.
Foram dois dias de comezainas portuguesas, como imaginam, com destaque para um bacalhau 'à Quinta do Monte d'Oiro' na noite da consoada e um cabrito assado no forno para o almoço do dia 25. Tudo delicioso! Ou não fosse o Chef o Rita Teixeira!!!

Parece que deu para matar as saudades que já tinham do 'chef'...

O bacalhau já está na mesa

A abertura das prendas é sempre um momento alto...
 aqui vinham as chuteiras do CR7 para grande alegria do Álvaro!!

Depois foi a passagem do ano e o regresso no dia de Reis. Como o tempo passa a correr. Não conseguimos fazer metade das coisas que pretendíamos fazer, nem ver todos aqueles de quem temos saudades quando estamos cá. Paciência!! como dizia o outro... vamos fazendo o nosso melhor.

O regresso foi diferente. Como parece que quando viajamos juntos acontecem sempre coisas más, decidimos viajar separados. Eu parti na madrugada de sábado e vim sozinho no Mazda 2 da Carmo.
Novamente Madrid, Barcelona, ferry para Itália.

Na fila para embarque em Barcelona


Vista nocturna do porto de Barcelona após a partida.













Na segunda-feira Roma-Bari e novo ferry para Durres a 30 km de Tirana. Cheguei na terça de manhã.
A Carmo e o Álvaro vieram no domingo depois de almoço via Istambul e chegaram segunda de manhã.
E não é que correu tudo bem...

Conseguimos finalmente concretizar o nosso desejo secreto de ter um Smart... cada vez que saíamos da garagem...
Algumas das sete manobras que era necessário fazer para sair com o 807.



Agora sim, até eu já consigo entrar e sair da garagem à primeira!!!
E tudo está bem, quando acaba bem!

Abraços e até breve.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Acontecimentos vários em 2012 parte I

Para tentar recuperar o atraso das publicações neste blogue, vamos iniciar a descrição de alguns acontecimentos que presenciamos em 2012 em Tirana.

Em 2012 a Albânia comemorou os 100 anos da sua independência, 28 de Novembro, e os festejos começaram algumas semanas antes dessa data.

Tirana engalanou-se a preceito para o acontecimento e programou uma série de actividades politicas, culturais e festivas de que aqui damos conta.

Segundo a Wikipedia "A Declaração de Independência da Albânia (em albanês: Shpallja e Pavarësisë, ou Deklarata e Pavarësisë) é um dos momentos mais importantes da história da Albânia. Aconteceu em Vlorë em 28 de novembro de 1912 e é parte final do Despertar nacional da Albânia. Logo após a Declaração de independência da Albânia, o país foi ocupado pelos Estados membros da Liga Balcânica (Sérvia, Montenegro e Grécia). A ocupação da Albânia (1912-1913) ocorreu durante a Guerra dos Balcãs."
Este aliás é o principal motivo porque ainda hoje o povo albanês odeia os sérvios, os montenegrinos e os kosovares.

                              Albania state emblem.svg


Ismail Qemali após a sessão da Assembleia de Vlorë declarando à população albanesa a decisão da independência.








As avenidas cheias de bandeiras.


Os principais edifícios cobertos com  cartazes comemorativos e até a maioria dos automóveis circulavam com bandeirinhas e cartazes alusivos à data. (Fez-nos lembrar a passagem do 'Filipão' aí pela nossa terra.)





 Até os alunos do infantário em frente à nossa casa comemoraram a Independência.


A oferta cultural também foi significativa com espectáculos de cinema, teatro e até ópera, finalizando com um baile de gala (traje de cerimónia) no dia 28 no enorme salão do Hotel Rogner (um dos mais luxuosos de Tirana e que nós tão bem conhecemos).


Numa das ruas pedonais havia uma exposição com cerca de 20 cartazes dos vários espectáculos em exibição de 10 a 20 de novembro. Aqui ficam alguns. 
 


.
Infelizmente não pudemos assistir a nenhum por motivos vários, a língua, o trabalho da Carmo, e principalmente a falta de uma 'nani' com quem pudéssemos deixar o Álvaro. Ai que faltem fazem os avós por estas bandas!!!

Também não assistimos aos festejos do próprio dia (incluia um desfile militar e festas de rua) pois fomos a 27 para Lisboa... mas isso será para daqui a pouco.

Um abraço.





domingo, 17 de fevereiro de 2013

Kruja... um local histórico

Já em Outubro, na rotina da vida escolar do Álvaro e dos compromissos profissionais da Carmo, e ainda antes da ida a Portugal para o 'grande dia' do doutoramento, num dos fins de semana fomos visitar uma cidade perto de Tirana conhecida por alguns monumentos históricos de homenagem ao herói nacional - Skandenbergh.

Kruja é uma cidade desordenada quanto à construção e urbanização, como a maioria das cidades albanesas, mas com uma surpreendente e bem cuidada zona histórica. Por cá, a confusão entre cidade e campo está ainda muito presente, e por isso é comum ao lado de um prédio de 20 andares encontrar uma casa com galinhas e patos no quintal e a sua muita digna horta e pomar... numa coexistência pacífica e de subsistência para muitas famílias locais.

Por aqui, uma outra atividade se destaca - o comércio de artigos tradicionais albaneses e alguma antiguidades.





Até o Álvaro achou que se podia transformar num 'albanês' de gema... ou melhor, nem por isso...


As zonas exterior e o interior do castelo de Kruja foram totalmente recuperadas por fundos da União Europeia e o resultado é bastante interessante.

Uma pintura a representar batalhas históricas
O herói nacional - Skandenbergh 



O Álvaro e o espírito 'descobridor/conquistador' dos lusitanos
Castelo de Kruja
 E o regresso a casa... com um passeio a pé pelas envolventes do castelo... e a compra de uns souvenirs albaneses!


Rumo a Sul... e não pela 125!!!

Pois é, cá estamos novamente... ainda em Agosto para vos contar a nossa aventura pelas praias do Sul da Albânia.
Já tínhamos ido até Vlore antes do Verão mas agora era a sério  - íamos passar o fim de semana a uma zona balnear que todos consideram de sonho, com mar de águas cristalinas (apesar do solo ser em pedra), temperaturas a rondar os 25º C (no mar, pois cá fora estavam os agradáveis 35-36º C), e alguma oferta hoteleira razoável.
Durante a viagem fomos abrindo o apetite com estas paisagens para a tal praia paradisíaca de que todos os albaneses (e não só!!) falam...



Já depois de passarmos a única zona montanhosa que teríamos de atravessar (não sei se se recordam das vertigens da Carmo!!!) chegámos a um ponto em que se avistava novamente o mar e a sua imensidão. Dermhi era o nosso destino, e aí já não estamos a falar do Mar Adriático mas sim do Mar Jónico (águas mais azuis e ainda mais quentes... a lembrar as ilhas gregas, dizem alguns... havemos de confirmar!)


Só por esta altura começava a verdadeira aventura!! Depois de mais de quatro horas de viagem lá estava a tal estrada que no Google Earth não nos tinha sido permitido experimentar... mas esta já foi a vista do hotel a olhar para o cume da montanha. Pelo caminho ficou o pânico da Carmo a cada curva que parecia não ter mais estrada para além das arribas/ravinas ??!!!??? Visto desta perspectiva até parece fácil!!


Mas a verdade é que o hotel ficava na praia e que o pôr-do-sol e as instalações valeram a pena.



Depois disto, só mesmo um bom vinho para acompanhar... mas infelizmente não havia nenhum dos 'nossos'- por aqui só italianos e franceses.


A piscina e a praia foram aproveitadas ao máximo durante os dois dias do fim de semana e confirma-se a temperatura da água e a sua transparência... O Álvaro adorou!!! E nós também...



Só faltava o regresso a casa... A 640 m de altitude...



O medo...


Mais uma da estrada para recordação...



E a 1000m de altitude...



Finalmente, um ponto seguro... e um sorriso na cara do Álvaro!!



Haveremos de voltar a Sul, mas provavelmente de barco...ou por outra estrada.
Até à próxima.