terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As redes sociais tradicionais...(não tecnológicas)

Quando resolvemos vir até Tirana, em Abril do ano passado, tentámos recolher o máximo de informação possível sobre o país, como era a vida cá, as pessoas, os costumes, o clima, enfim tudo o que pudesse ajudar a uma integração mais fácil.

Uma das coisas que não encontrámos em nenhum lado foi informação sobre a presença de portugueses na Albânia. Eu sempre disse que não era possível pois há sempre um português em qualquer parte do mundo, por mais improvável que seja!!

Poucos dias antes da partida, em conversa com a nossa amiga Odete, referi que vinha até Tirana; ao que ela me disse:

"-Vê lá a coincidência, tenho uma amiga cuja filha está a viver em Tirana. Queres que te dê o contacto dela?".
É claro que quis! E assim que cá chegamos, lá entramos em contacto com a Rita (a tal filha da amiga da nossa amiga Odete). 

A Rita é casada com o Marco, holandês a trabalhar em Tirana, e têm um filho de quase três anos - o Gabriel.

E até agora esta tem sido a comunidade portuguesa em Tirana, com vários encontros de convívio petisqueiro como se impõe. E pelo meio ainda tivémos o prazer de juntar à comunidade portuguesa o resto da comunidade lusófona, essencialmente um conjunto de amigos brasileiros.

Há duas semanas, a Maria João perguntou-me se podia dar o meu  contacto à Mónica, pois ela conhecia um casal que vinha para Tirana e tinham interesse em conhecer-nos. Contacto dado e dias depois lá estávamos nós a conhecer a Joana, casada com o Alexandre que vem trabalhar para a Albânia, e a filha Alice de cinco anos.

Entretanto também a Conceição me ligou a dizer que um conhecido dela, pai de um colega do Álvaro (do colégio aí em Lisboa), tinha um amigo que vinha para cá trabalhar.

Caramba, pensei eu, está toda a gente a seguir o conselho do Pedro e a emigrar. Será que vêm todos para cá? Afinal era alarme falso, era o mesmo casal que a Mónica conhecia.


Agora já somos oito portugueses cá e para festejar tamanha façanha, claro que já fizemos o nosso primeiro almoço a sério, que serviu para dar as boas vindas à Alice, à Joana e ao Alexandre e apresentá-los ao Gabriel, à Rita e ao Marco.

Se isto não é uma rede social...

A ementa do almoço poderá ser consultada em próxima mensagem 'Comidas e Bebidas aqui na Albânia' a publicar brevemente.

Abraços para todos.

3 comentários:

  1. Isto sim é uma rede Social!
    Muito obrigada Carmo e Zé pelo MARAVILHOSO almoço de boas vindas, encheu-me a "barriga e o coração!
    Hoje eu e a Alice regressamos à nossa casa de Lisboa mas voltaremos à casa de Tirana lá para a Primavera!
    Beijinhos e abraços aos três
    Alice, Joana e Alexandre

    ResponderEliminar
  2. Fico muito satisfeito que transportem para ai quaquer coisa de Social, nem que seja a Rede, porque aqui isto está nas lonas a começar pelo Estado Social...Como eu comprendo a Alice joana Alexandre e tenho saudades que o Rita me encha a barriga e o coração...

    ResponderEliminar
  3. Em breve podes consultar a ementa deste almoço no comidinhasemtirana@blogspot.com

    ResponderEliminar