domingo, 1 de setembro de 2013

Explorando a costa noroeste da Grécia

Por aqui ainda há feriados! No dia 8/8 celebrou-se o Al-Barhaim na Albânia (um feriado islâmico) e por isso à boa maneira portuguesa, aproveitei e fiz uma 'ponte'... Mais planeamento, mais reservas... Já nem sabemos como se fazia antes do Booking.com, do TripAdvisor e afins... Agora é tudo bastante mais fácil, mas mantém-se difícil encontrar alojamento com reservas a serem feitas com uma antecedência de 48 horas em pleno mês de Agosto... Enfim, jogámos pelo seguro. E escolhemos um hotel perto de Joannnina (por onde já tínhamos andado há uns meses atrás).

Novamente no norte da Grécia, desta vez para explorar as praias da costa. O calor mantinha-se e o mar Jónico esperava por nós!

Depois da viagem de seis horas, com o nosso Mazda 2 a aguentar-se na perfeição (mesmo em estradas com mais de 20 km de todo-o-terreno) tivémos a "agradável" e já costumeira fronteira para sairmos da Albânia. Filas, desorganização albanesa a conviver lindamente com o free style grego... uma paródia à Europa do Sul.

Qual 4X4, qual quê??? O Mazda 2 é que é!

Europa do Leste em encontro com a Europa do Sul...

E eis que chega a vez dos tugas! O pedido da autoridade chega: "Dokumenti Mackina"... desta vez já preparados - tinha conseguido fazer um seguro automóvel em Portugal pela Seguro Direto no dia anterior - e por isso tudo parecia que ia correr de feição, até que o funcionário da alfândega desapareceu pelo edifício dentro com os nossos documentos, e de regresso acompanhado por outro funcionário que falava italiano, começou a perguntar porque é que a nossa matrícula tinha os números 12|11 do lado direito. O Zé lá explicou que era a data de emissão da matrícula apontando para o Documento Único Automóvel... e a fazer-se entender no seu melhor italiano... e não é que os fulanos insistiam que não, não podia ser... aquilo era a data de validade da matrícula... Como vêem, nada nos faz sentir mais europeus do que no seio da própria UE não se partilharem as mesmas regras!! Bom, mas com mais umas insistências do Zé e do Francisco, lá nos deixaram passar...


Depois de mais uma horinha de viagem, já nos encontrávamos no nosso hotel, e a 'banhos' na piscina do hotel...



À noite, fomos até Joannina, e deliciá-mo-nos com uma fantástica refeição mediterrânica no Balsâmico e um passeio pela vila.





No dia seguinte, logo cedinho, direção: praia. Tínhamos pesquisado alguns hotéis na costa mas não arriscámos um dos poucos com vagas, por não conhecermos a zona.... Depois de alguns km's de auto-estrada, mais estrada nacional, chegámos a um sítio semelhante ao que nos conduz à praia da Adraga... mas chegados lá abaixo - literalmente, lá abaixo - depará-mo-nos com um paraíso Perdiko... era a praia de Perdika, onde tínhamos estado para reservar um hotel, mas...

Foi um maravilhoso dia de praia... num paraíso do mar mediterrâneo.


Praia de Perdika


Mais um brinde, com direito a beijinho



O pôr-do-sol

Afinal quem é que manda nos gregos???



O final tinha de ser coincidente com o dia tão especial e depois de umas pesquisas na net (num bar de praia com algumas curiosidades...)

.




Decidimos ir até à vila mais perto - Syvota - a um dos restaurantes melhores cotados no Trip Advisor - o Karvouno. Pela primeira vez, o Mazda 2 queixou-se... a subida era tão íngreme que tiveram de ir primeiro os homens, e depois o Francisco regressou para nos buscar (a mim e à Lina) de modo a que o pequenote se conseguisse aguentar! LOL LOL

Pois que foi uma grande desilusão do ponto de vista gastronómico e umas das (pouquíssimas) más experiências das férias... mas valeu a vista na baía e os aperitivos... Claro, que no regresso tiveram as correspondentes reviews atualizados no Trip Advisor, o que ainda originou uma troca de e-mails desagradável com o gestor do empreedimento... não muito habituados a críticas negativas :)))

Sem comentários:

Enviar um comentário