domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rumo a Sul... e não pela 125!!!

Pois é, cá estamos novamente... ainda em Agosto para vos contar a nossa aventura pelas praias do Sul da Albânia.
Já tínhamos ido até Vlore antes do Verão mas agora era a sério  - íamos passar o fim de semana a uma zona balnear que todos consideram de sonho, com mar de águas cristalinas (apesar do solo ser em pedra), temperaturas a rondar os 25º C (no mar, pois cá fora estavam os agradáveis 35-36º C), e alguma oferta hoteleira razoável.
Durante a viagem fomos abrindo o apetite com estas paisagens para a tal praia paradisíaca de que todos os albaneses (e não só!!) falam...



Já depois de passarmos a única zona montanhosa que teríamos de atravessar (não sei se se recordam das vertigens da Carmo!!!) chegámos a um ponto em que se avistava novamente o mar e a sua imensidão. Dermhi era o nosso destino, e aí já não estamos a falar do Mar Adriático mas sim do Mar Jónico (águas mais azuis e ainda mais quentes... a lembrar as ilhas gregas, dizem alguns... havemos de confirmar!)


Só por esta altura começava a verdadeira aventura!! Depois de mais de quatro horas de viagem lá estava a tal estrada que no Google Earth não nos tinha sido permitido experimentar... mas esta já foi a vista do hotel a olhar para o cume da montanha. Pelo caminho ficou o pânico da Carmo a cada curva que parecia não ter mais estrada para além das arribas/ravinas ??!!!??? Visto desta perspectiva até parece fácil!!


Mas a verdade é que o hotel ficava na praia e que o pôr-do-sol e as instalações valeram a pena.



Depois disto, só mesmo um bom vinho para acompanhar... mas infelizmente não havia nenhum dos 'nossos'- por aqui só italianos e franceses.


A piscina e a praia foram aproveitadas ao máximo durante os dois dias do fim de semana e confirma-se a temperatura da água e a sua transparência... O Álvaro adorou!!! E nós também...



Só faltava o regresso a casa... A 640 m de altitude...



O medo...


Mais uma da estrada para recordação...



E a 1000m de altitude...



Finalmente, um ponto seguro... e um sorriso na cara do Álvaro!!



Haveremos de voltar a Sul, mas provavelmente de barco...ou por outra estrada.
Até à próxima.

3 comentários: