Passados mês e meio sobre a publicação do último post, eis que alguém deu pela inactividade reinante neste sítio!!! YUUUPPPIIII!!!!! A verdade é que sem leitores e sem comentários torna-se mais difícil manter a regularidade que se pretendia, mas façamos agora mais uma tentativa.
Continuamos com a nossa viagem à Macedónia, interrompida no excelente almoço em Elbasan. Saídos reconfortados da Taverna Antika lá seguimos em direcção à fronteira numa estrada razoável com os últimos quilómetros subindo a montanha onde se situa o Lago Ohrid partilhado pela Albânia e pela Macedónia.
Chegados à fronteira entre estes dois países, e embora titulares de um seguro automóvel feito em Tirana numa companhia austríaca e com carta verde a assinalar cobertura para todos os países dos balcãs, mais uma vez fomos confrontados com as regras únicas desta região... embora a carta verde seja um instrumento reconhecido pelos países aderentes internacionalmente, seguros albaneses não são garantia para a Macedónia e la tivemos que fazer mais uma despesa para comprar um seguro de três dias.
Já na Macedónia é fácil encontrar um pais bastante diferente da Albânia, no que diz respeito às condições das estradas, à limpeza e à organização dos espaços públicos, entre outras coisas. Ohrid é essencialmente uma estância turística de veraneio com um lago extraordinário e algumas das mais interessantes igrejas ortodoxas para visitar.
A chegada ao pôr-do-sol já não deu para no primeiro dia explorarmos muito mais do que uma breve incursão na vila histórica e a sua principal catedral.
Já no segundo dia e estando as praias do lago completamente a abarrotar de veraneantes, decidimos ir até a um outro lago vizinho e explorar um pouco mais o país onde estávamos. O passei foi bastante interessante e mais uma vez nos lembrámos de como seria agradável ter por cá alguns dos "caminhadeiros" para nos acompanharem na exploração...
No terceiro dia (feriado na Albânia e uma segunda-feira tranquila por estas bandas) lá conseguimos chegar à água e dar uns mergulhos no famoso lago Ohrid. A água é completamente gelada e os peixinhos passeiam-se pelas nossas pernas, por isso mesmo digno de memória futura... e o Álvaro que o diga... Brrrrrrr!!!!
Próxima paragem vai ser a sul da Albânia!!... não sem antes nos aventurarmos pela movida nocturna destas paragens.
Mirupafshim!! (Adeus, em albanês!)
Sem comentários:
Enviar um comentário